© 2023 por Fazendo Barulho. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • YouTube Clean Grey

Projeto Vida Corrida

01.09.2015

 A intenção da sessão “Merece pódio” do Vou Corrindo é divulgar iniciativas, utilidades, aplicativos e o que mais que seja, mas que sejam tão bons, mas tão bons, que passam à frente dos demais e ganham medalha, troféu, prêmio em dinheiro e tudo mais que tiver direito! O Dia do Voluntariado (28/08) e a ação da Nike (no dia 30/08), fora meu interesse constante em iniciativas sociais, me motivaram a contar pra vocês sobre um projeto lindo que ganhou o pódio do Vou Corrindo mesmo antes do blog existir: o Projeto Vida Corrida.

Meu primeiro contato com o Projeto Vida Corrida aconteceu quando eu estava escolhendo o nome do blog. Vida corrida foi uma das opções que cogitei, porque meus dias começam rotineiramente às 5:30h da manhã e acabam tarde da noite. É uma correria mesmo, mas mal sabia eu que existem vidas bem mais corridas que a minha. Quando digitei Vida Corrida no Google, caí na página do projeto, perdi uma opção de nome para o blog mas ganhei uma nova causa social para apoiar.

A corrida de rua, se não for o esporte mais inclusivo e democrático atualmente, tá no top five. Para correr na rua, você precisa de duas coisas: um par de tênis e uma rua (às vezes nem o par de tênis, viu...). Olha que coisa! Acessível, né? Por isso, esta foi a ferramenta escolhida pela Neide Santos (mulher e atleta super inspiradora, aliás!), em 1999, para promover a inclusão social de meninas e mulheres moradoras do bairro Capão Redondo, um dos bairros mais violentos de São Paulo. O que teve início com 6 pessoas hoje já tem mais de 350 participantes, oferecendo treinos a adultos e crianças.

Vale descobrir como o Projeto começou nas próprias palavras da Neide:

Acredito que para a maioria nós os benefícios que a corrida traz sejam óbvios: você pratica uma atividade física, fica mais saudável, aumenta a qualidade de vida, cria disciplina, emagrece, faz amigos... Então imagine do que a corrida não é capaz de desenvolver em uma comunidade carente.  Muitos atletas, hoje em destaque no cenário do atletismo mundial, tiveram a corrida como um agente de mudanças em suas vidas. Ultrapassaram os obstáculos impostos pela sociedade e a realidade em que estavam inseridos, venceram a falta de perspectiva e esperança, e estão até hoje correndo atrás dos seus sonhos, sendo exemplos de vida e superação. Tenho certeza que este projeto é a base de muitos futuros atletas e profissionais que tenham escolhido qualquer outra carreira, coisa que parecia um sonho impossível antes da corrida surgir em suas vidas.

No último domingo, a Nike promoveu uma campanha em que bastava correr utilizando o NikeRunning e compartilhar a corrida com a hashtag #cadakmconta para que cada quilômetro monitorado rendesse 1U$S para 3 projetos sociais no mundo: Marathon Kids, a Shanghai Charity Foundation e o Projeto Vida Corrida. Deu pra ter uma noção do quanto o projeto é sério e beneficia a comunidade, né?

Pode parecer utopia, pode parecer clichê... mas para mim projetos como o Vida Corrida, e pequenas ações, mesmo que isoladas, são capazes sim de elevar o status desse mundo de "habitável" para "bom pra se viver". Faith in humanity restored ;)

Se você muitas vezes se sente perdido em como ou quem ajudar, não tem tempo para se dedicar a ser voluntario em alguma ONG, tem preguiça, acha que não é você que vai fazer a diferença... Muitos projetos precisam de capital para se manterem ativos e esta é uma ajuda MUITO útil. Enquanto a Nike não promove outra iniciativa em que podemos doar os nossos quilômetros corridos, você pode fazer doações online ao Projeto Vida Corrida pelo site deles (aceitam cartão, débito e boleto!): Doe aqui!

Também recomendo muito a visita ao site do projeto para conhecer os detalhes, curtir a página no Face para acompanhar as vitórias dessas meninas e mulheres nas maratonas da vida e ficar por dentro de todas as novidades. Quanto mais gente na torcida, melhor! Afinal, já dizia Raul Seixas...

 

"Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade"

 

 

 

 

 

Please reload

Modalidades