© 2023 por Fazendo Barulho. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • YouTube Clean Grey

Corrida e Muay Thai: combinação explosiva

04.03.2016

Se você acompanha o Vou Corrindo faz um tempo, já sabe da minha saga em busca de um esporte que me motivasse a continuar praticando e não desistir no meio do caminho. Tomei gosto pela corrida, que pratico há mais ou menos 4 anos, e desde o segundo semestre de 2014 também faço uma aula por semana de Muay Thai (quando eu não falto... rs). É pouco, eu sei, mas é o que tá dando pra fazer em meio à minha rotina maluca.

Semana passada, conversando um pouco com o mestre, ele me falou que ia voltar a correr para se preparar para uma luta. Apesar de praticar os dois esportes há relativamente bastante tempo, nunca pesquisei detalhes sobre como os dois se complementam e o comentário dele despertou meu interesse. E olha, além do que eu, uma mera aprendiz de corredora e lutadora, pude perceber ao longo desses anos, tem muuuita coisa complementar, viu?

Já que a corrida você deve conhecer bem, vou falar um pouco sobre o muay thai. Essa arte marcial, originada na Tailândia (jura Van??? haha), é conhecida como boxe tailandês ou a arte das 8 armas (2 pés, 2 joelhos, 2 punhos e 2 cotovelos) e seu nome significa "arte livre". O esporte foi popularizado no início do século XX quando os lutadores do thai começaram a ganhar dos lutadores de outras lutas, rs. 

As aulas de muay thai que eu pratico normalmente são bem puxadas com alongamento seguido de aquecimento de explosão com corrida (olha elaaaaa!) em volta do tatame, pular corda, abdominais e flexões. Depois partimos para o treino dos golpes, conhecido como sparring, e finalizamos com lutas livres de boxe no abdômen (já levei cada soco na boca do estômago que vi até estrela). O meu mestre sempre fala que o treino vai ser "light" mas NUNCA É!!!!! Saio de lá acabada, cansada fisicamente, mas com a cabeça mais leve que nunca. 

Os chutes são a principal característica do muay thai e ajudam a desenvolver agilidade e velocidade para as pernas dos corredores. A explosão do aquecimento e das sequências rápidas de golpes nos ajudam no condicionamento físico para aguentar a corrida. Fora o fato de que os músculos do corpo inteiro são fortalecidos e nós corredores precisamos (muito) de fortalecimento para evitar lesões.

Em contrapartida, a corrida ajuda o lutador a aumentar sua resistência cardiovascular, e com isso ter mais energia durante suas lutas, bem como aumentar a elasticidade dos músculos da perna, o que ajuda nos chutes. Lutadores, não só de thai, normalmente correm MUITO nas vésperas de lutas para eliminar líquidos e se assim manterem na faixa de peso da categoria (a Ronda Rousey já correu até embrulhada num plástico pra transpirar mais!!!! rs). É uma relação ganha-ganha de um esporte e o outro. Nem vou falar da parte que combinar as duas  atividades também auxilia MUITO na perda de peso porque ambas têm um gasto calórico altíssimo.

Do ponto de vista mais pessoal, o muay thai me ajuda muito a ter foco e me dedicar 100% a algo no momento em que estou praticando. Você precisa estar atento à aula e nas sequências porque senão APANHA MESMO, e cada detalhe do movimento do golpe é decisivo. O Thai também me ajuda a descontar todo e qualquer sentimento ruim nos socos e chutes. Vai pra uma aula dessa pensando no esporro que você levou do chefe ou na DR que você teve com o ex pra você ver. Você sai de lá outra pessoa! Enquanto isso, durante a corrida, eu desfoco totalmente ou penso muito na vida, pura reflexão mesmo. Minha cabeça vai até Marte e volta em questão de segundos... totalmente o oposto da luta.

 

E você, combina a corrida com algum outro esporte? Conta pra gente nos comentários!

 

Aproveito para mandar um Sawadee para a turma que treina comigo às terças na Academia Body Company e ao mestre Richard! 

 

Todos lindos e suados depois de um treino light #sóquenão 

 

Força e honra!

 

Para saber mais e fontes de pesquisa:

+ Como a corrida pode te ajudar em artes marciais

+ Artes marciais como complemento da corrida

+ An american in Thailand: the  Muay Thai Cult of Running

 

Please reload

Modalidades