© 2023 por Fazendo Barulho. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • YouTube Clean Grey

Projeto corridaamiga: a corrida como meio de transporte

01.04.2016

 

Quantas vezes você não estava no seu carro, parado no congestionamento, e pensou: "Nossa, se eu fosse correndo chegaria mais rápido..."? Ou quantas vezes o transporte público já te deixou na mão? Greve de ônibus, falha no trem, linha do metrô sem serviço e muitos outros problemas nos fazem perder boas horas do dia na tentativa de nos deslocarmos entre um ponto e outro. Para evitar perrengues como esses e demorar mais que prova de corrida de tartaruga para chegar em casa, apresento a você o Projeto corridaamiga, que conheci semana passada no evento do livro Eu Amo Correr. 

O Projeto corridaamiga foi criado pela Silvia Cruz após uma temporada de estágio na França, onde a corrida é comumente utilizada como meio de transporte. Após perceber que voltando pra casa correndo ela economizava, conhecia novos lugares, se exercitava e conhecia pessoas, ela adotou a prática para si. Assim que ela voltou ao Brasil, em 2014, começou com o projeto guiando sua irmã nas corridas do dia a dia e hoje já conta com uma rede de 40 voluntários que ajudam novos praticantes a trocarem carros e ônibus pelos tênis.

Sem cobrar nada (olha que isso é raro hoje em dia, hein?) o projeto oferece acompanhamento aos novos adeptos nos primeiros trajetos, com dicas de percurso, logística e compartilhando instruções. No site do corridaamiga você pode se inscrever tanto como um Corredor Amigo, voluntário para auxiliar novos corredores, quanto pedir uma Corridaamiga e experimentar a rua. Corre lá! Já existem voluntários em cidades como São Paulo, Rio, Curitiba e Natal. Se a sua ainda não está na lista, por que não você começar sendo voluntário? ;)

Nem preciso falar quantos benefícios a troca dos pneus pelos tênis vai trazer né? Mas eu vou falar mesmo assim! Você faz bem pra sua saúde evitando o sedentarismo; economiza o dinheiro do passe; manda o mau humor decorrente do trânsito-ônibus-lotado-metrô-sem-lugar-pra-sentar pro espaço; ajuda a reduzir a poluição e aproveita para conhecer melhor a cidade em que você vive. Ah, quase esqueci de um benefício muito importante: além de tudo isso, provavelmente você vai CHEGAR MAIS RÁPIDO onde você quer. E isso, minha gente, faz uma diferença enorme, porque o nosso tempo é mais valioso que as barras de ouro do Silvio Santos.

Eu, quando ainda trabalhava no Itaim, em São Paulo, morava a 8km do trabalho e experimentei algumas vezes voltar do trabalho correndo. Já ia para o trabalho preparada, com uma mochilinha pequena com coisas essenciais e roupa de ginástica. No fim do expediente, trocava a roupa social pela de corredora e ia embora. Era lindo ultrapassar à pé o ônibus que eu sempre pegava pra voltar pra  casa. Eu me sentia a pessoa mais esperta do planeta! E chegava em casa uma meia hora antes do que chegaria indo de ônibus.

Conversando com a Silvia após o evento semana passada, comentei que já utilizei a corrida como transporte antes, mas agora que trabalho em Barueri precisaria correr uma meia maratona (21km) se quisesse voltar para casa direto à pé. Ela quebrou minha desculpa na hora: "Mas você pode ir até um ponto intermediário,com algum outro meio de transporte, e  correr depois, que tal?" #ficadicaVan

Além de tudo que já comentei, o Projeto possui iniciativas muito interessantes voltadas à cidadania com o objetivo de provocar mudanças no ambiente e sociedade em que vivemos. O Mapa colaborativo #CalçadaCilada, que mapeia o estado das calçadas com base nas reclamações que os próprios cidadãos enviam através do aplicativo Cidadera e provê estes dados às prefeituras, é uma dessas iniciativas que merecem pódio. Vale a pena dar uma fuçadinha no site deles e conhecer mais :)

Que tal unir o útil ao agradável e já fazer sua corridinha indo ou voltando do trabalho? Depois me conta como foi nos comentários!

 

Para saber mais:

+ Projeto corridaamiga: Site, Facebook, Instagram

Please reload

Modalidades