© 2023 por Fazendo Barulho. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • YouTube Clean Grey

Maratona do Rio de Janeiro 2016

03.06.2016

O Rio de Janeiro continua lindo. Sempre. E nesse último domingo 29 mil pessoas vestidas de laranja, verde e azul (e tantas outras cores) deixaram essa orla mais linda ainda correndo do Recreio ao Aterro do Flamengo ou da Praia do Pepê ao Aterro no percurso de 21km. Tenho MUITO carinho por essa prova por ela ter sido minha primeira meia maratona e o começo de tudo aqui no blog. Este ano não corri, mas estava no Rio... Na volta da balada, lá pelas 4 da manhã, encontrei vários corredores indo pegar o ônibus! Gritei "AEEEE MARATONAAA" na maior empolgação, assustando alguns deles que não imaginavam que eu soubesse do que aquele movimento todo se tratava (e matando meu namorado de vergonha hahaha =P). E minha interação com a Maratona foi só essa mesmo, porque quando acordei a prova já tinha até acabado. Enfim, pra mim este não foi um fim de semana de corrida (mas deu uma vontadiiinhaaa... rs).

Como, de maneira alguma, eu poderia deixar essa prova passar em branco aqui no Vou Corrindo, pedi à amiga Brava Ju, que estreou sua marca de 42km nessa prova, que nos contasse um pouco como foi tudo! Confere aí mais um "de frente com o Vou Corrindo" =)

 

Juliana Moura

 

 Vou Corrindo: Há quanto tempo você corre?

Ju: Faz 4 anos que iniciei na corrida mas, que tenho foco nos treinos de verdade, uns 2 anos rsrs...

 

VC: Quando decidiu correr uma maratona?

Ju: Decidi correr a maratona assim que atravessei a linha de chegada da Meia Maratona do Rio de Janeiro ano passado. Foi tanta emoção, o percurso era tão lindo, que decidi que queria retornar esse ano para fazer os 42,195km. 

 

VC: E por quê? rs

Ju: Porque queria um desafio maior. Queria desafiar os meus limites, ir além do que já havia conquistado. Depois de muitas provas de 5 e 10 km, e 10 provas de 21km, achei que estava na hora.

 

VC: Como foi sua preparação?

Ju: O Coach começou a passar os treinos para a Maratona em Janeiro deste ano, com treinos 3 vezes por semana (sendo 2 treinos de rodagem ou tiro e 1 longão). Só dei uma pausa no carnaval, afinal ninguém é de ferro rsrs... 

 

VC: Foi fácil encaixar a rotina de treinos no seu dia a dia?

Ju: Tive que mudar a minha rotina de treinos durante a semana, prefiro de correr pela manhã, e com os treinos mais longos tive que mudar isso. Passei a treinar à noite e nos horários meios malucos. Os longões continuaram no sábado, mas fizemos um esquema diferente para não ficar cansativo. Treinávamos (eu e mais duas amigas que embarcaram nessa loucura comigo) pelas ruas de SP, às vezes dentro da USP, Pompéia, Ibira e por aí vai...

 

VC: Visitou a feira para retirada dos kits? Havia alguma coisa legal lá?

Ju: Eu não fui retirar o kit, a assessoria fez essa parte para todos os alunos. 

 

VC: Sobre a prova e organização...

Ju: A organização da prova foi muito boa, ambulância, água, Gatorade, banheiro químico. Só não foi perfeita por duas coisas:

1 - Faltou água no 34km

2-  Cariocas não respeitaram a faixa da prova, estavam de bike, de skate, caminhando com prancha na mão no meio da prova. O staff nada fazia para tirar as pessoas dali, isso atrapalhou um pouco. 

 

VC: O que achou do kit?

Ju: Adorei o kit, não veio com muitas coisas e acho que nem precisa. A viseira e a camiseta são lindas e de excelente qualidade.

 

VC: Comentaram que faltou água... é verdade?

Ju: Só vi falta de água 34 km, no outros tinha água de sobra e gelada. 

 

VC: Dá pra escolher qual a parte do percurso mais bonita?

Ju: Nossa é dificil escolher a parte mais bonita, o RJ tem beleza para todos os lados rs... Mas acho que o viaduto do Joá que tem uma parte aberta com vista para o mara e a Niemeyer que passa pro atrás do Vidigal ganham como as partes mais lindas da prova. 

 

VC: O que foi mais importante pra você durante a prova?

Ju: Fé e a companhia dos amigos de equipe, cada um com a sua particularidade. A Eve e a Soninha foram minhas parceiras de longões, só nós sabemos o que havíamos passado pra estar ali realizando aquela conquista pessoal. Combinamos que só atravessaríamos a linha de chegada as 3 juntas, não importa o que acontecesse e assim foi. A Linda, que chegou por último e nos acompanhou durante a prova e O Waldecir que encontramos no 26km que já experiente em maratonas e nós deu vários toques de como seria até o final do percurso. E a presença do Coach no 40km, ele deu gás para que finalizássemos a prova bem. 

 

VC: Qual a maior dificuldade?

Ju: Maior dificuldade foi correr a prova inteira com muita cólica, mesmo tomando remédio durante o percurso, em muitos momentos achei que ela não me deixaria terminar.

 

VC: Existe o muro dos 30km?

Ju: O muro dos 30km existe sim, mas depois que você consegue quebrar ele uma vez, ele fica bem mais fácil de ser encarado. Só que na prova, depois dos 30km, as pessoas começam a quebrar e isso desanima quem vem atrás. 

 

VC: Deu risada de alguma coisa?

Ju: Dei muita risada, afinal passei bastante tempo ao lado dos amigos, não tinha como não gargalhar. A melhor foi Soninha dançando forró na subida da Niemeyer. 

 

VC: Depois da prova...

Ju: Teve abraços, choro, muita emoção, champa e cerveja com o amigos da assessoria. Foi uma festa rs... 

 

VC: Alguma dica para quem vai correr a maratona pela primeira vez?

Ju: Além de cuidar da saúde, procurar orientação de um profissional capacitado para dar o treinamento adequado. Sintam-se preparados para a Maratona, ela exige muito do corpo e da mente. 

 

VC: Já está planejando a próxima?

Ju: Maratona ainda não, ainda estou curtindo a endorfina deixada pela do RJ. Tenho algumas meias já programadas para o segundo semestre, mas maratona ainda não, só daqui alguns meses rsrs...

 

 

Mais uma história de superação e mais uma Brava agora está no Pelotão de Elite aqui no blog =) PARABÉNS JU! Você arrasou! E todos os outros corredores também! =)

 

Compartilhando a conquista da Ju e lendo tantas outras histórias que só me emocionam cada vez  mais, eu fui envolvida e tomei uma decisão... ANO QUE VEM SOU EU! 

Não sei se será minha primeira maratona, pretendo correr uma em 2016, mas EU QUERO A DO RIO DE JANEIRO! Pode ser calor, pode ser difícil, pode faltar água (mentira, não pode não hahaha). Eu quero viver essa experiência, quero ser uma das laranjinhas indo pegar o ônibus às 4h da manhã, quero ver esses 42km lindos que o Rio tem a me mostrar. As inscrições já estão abertas. E aí, vamos comigo?

 

 

Please reload

Modalidades