© 2023 por Fazendo Barulho. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • YouTube Clean Grey

8 coisas que você deve saber antes de começar a correr

09.11.2019

 

Corro desde 2012 e lembro-me como se fosse hoje de várias coisas que eu pensava ou “sofri” logo que comecei a correr!  Dentre tantas coisas que já aprendi, selecionei 8 que acho essenciais para quem também está nesse início e quer fazer da corrida um hábito.

 

1) O começo é difícil, mas vai melhorar

Os primeiros treinos vão ser os mais difíceis. Mas o segundo treino vai ser melhor do que o primeiro. E o terceiro vai ser mais fácil que o segundo. Tenha paciência e seja persistente, não desista no comecinho. Com o tempo a corrida vai ficar muito mais natural para você.

 

2) Busque maneiras de se distrair durante o treino

Se estiver treinando na esteira, ouvir músicas, podcasts, rádio, conversar com um amigo, assistir séries ou filmes ajudam o tempo a passar mais rápido enquanto correr ainda for algo que exige muito esforço ou não for tão prazeroso para você.

 

3) Esteira e rua nos proporcionam experiências totalmente diferentes na corrida

Eu comecei meus treinos correndo na esteira pela praticidade e um ponto muito positivo é que podemos controlar a velocidade e intensidade do treino como quisermos. Mas desde que comecei a correr na rua um mundo se abriu, o treino ficou muito mais legal e dinâmico! Procure um parque ou uma avenida em que você possa treinar com segurança e vá! Pode um pouco mais difícil correr na rua do que na esteira no começo (pelas alterações de relevo, impacto do asfalto...) mas experimente, você não vai se arrepender.

 

4) Você não precisa de tênis caro para correr

Há muitas opções de tênis com o amortecimento e conforto para corrida e você não precisa gastar todo seu salário nisso, principalmente enquanto estiver começando.

 

5) Ter o acompanhamento de profissionais faz a diferença

Vale mais investir em um acompanhamento de um profissional do que no melhor tênis de corrida logo no início, pode apostar! Seja assessoria de corrida, um treinador, personal trainer... profissionais que estudam o assunto e podem te ajudar com um treino individualizado vão fazer a diferença na sua evolução. Há muitas planilhas e aplicativos disponíveis na internet, mas são generalizados e acabam não respeitando a limitação ou potencial de cada um. Se não quiser buscar um acompanhamento logo de início, tudo bem! Eu comecei correndo com um aplicativo. Mas desde que tenho acompanhamento profissional nunca mais me machuquei.

 

6) Correr provas é incrível

Se inscreva para uma na sua cidade e depois me conte como foi! A atmosfera da prova, ver tantas pessoas em busca de completar um objetivo assim como você é algo sem igual! Sejam 5k, 10k... o friozinho na barriga é sempre o mesmo e ganhar a medalha no final é só parte da comemoração por toda a dedicação para cumprir essa primeira conquista.

 

7) Ninguém começa a correr correndo uma maratona

Construa sua base de corrida devagar e respeite os limites do seu corpo. É preferível que você evolua devagar mas consiga a correr a vida toda do que já aumentar as distâncias muito rapidamente e se machucar. Eu demorei 6 anos desde que comecei a correr até correr minha primeira maratona. Corri muitas provas de 5, 10k... Vááárias meias maratonas... Curta o processo e comemore cada evolução a seu tempo!

 

8) Não se compare com os outros

Principalmente nas fases atuais em que a grama do vizinho parece sempre mais verde e vemos muitas pessoas com resultados incríveis na internet, cada pessoa tem seu histórico, seu tempo de corrida, seu corpo. Vamos deixar a disputa na corrida só para os profissionais, entre nós amadores a comparação que realmente importa é só entre você de HOJE e você de ONTEM! Tente ser melhor e evoluir em busca do que você deseja atingir. Não se diminua porque o coleguinha tem um tempo melhor que o seu. Não se sinta melhor que o outro porque você é mais rápido que ele. Se você conseguiu ser melhor do que era e cumprir o que buscava como meta, isso é que vale! 

 

Espero que eu tenha ajudado a quebrar um pouco alguns mitos que existem quando começamos a conhecer e nos interessar pelo universo da corrida. Te ajudou? Já corre e tem outra dica para dar? Deixe aí nos comentários! :)

 

Please reload

Modalidades